Staff Coopeenf Brasil

Enfermagem forense: O Futuro da Profissão e o Combate à Violência no Brasil

A enfermagem forense tem ganhado destaque com o aumento de casos de violência, exigindo uma atuação especializada que une saúde e justiça. Essa especialidade capacita enfermeiros a investigar, reúne evidências e auxilia em casos de abuso, violência e mortes suspeitas, indo além do atendimento clínico ao colaborar com médicos, advogados e autoridades policiais.

Durante o 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), uma relevância da enfermagem forense foi debatida, especialmente no curso “Atendimento às Vítimas de Violência nos Serviços de Saúde”. O evento reforçou a importância de serviços hospitalares com enfermeiros forenses preparados para atender vítimas de todas as idades e tipos de violência.

No Brasil, ainda faltam profissionais nessa área, mas o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e diversas instituições buscam expandir essa formação. A especialização abre oportunidades diversas, como atuação em saúde mental, perícias e desastres de grande escala. A Staff Coopeenf Brasil incentiva seus cooperados a se especializarem, contribuindo para o combate à violência e à justiça social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *