A OMS, por meio do relatório “State of the World’s Nursing 2020”, destaca a enfermagem como uma das profissões mais vitais para promover saúde e prevenir doenças em todo o mundo. Sublinha o quão especial é investir na educação, empregabilidade e liderança dos nossos queridos profissionais de enfermagem, construindo juntos uma saúde mais justa e sustentável.
No Brasil, regulamentada pela lei 7.498/86, a enfermagem desempenha papel fundamental em todas as fases do cuidado em saúde, realizando diversas funções, desde procedimentos técnicos até a formulação de políticas públicas.
A valorização da enfermagem, buscada há anos, enfrenta desafios como baixos salários, condições inadequadas de trabalho e falta de reconhecimento, mas iniciativas, como mobilizações, educação continuada e aliados como a Staff Coopeenf Brasil, buscam superar esses obstáculos e fortalecer a profissão.
A enfermagem está trilhando um caminho de notáveis avanços na busca por valorização e reconhecimento. A sociedade está cada vez mais ciente e reconhecida pela importância vital dos enfermeiros e enfermeiras na prestação de cuidados em saúde.